whatsapp-image-2021-07-16-at-08.27.49

Quase 29 mil ipês colorem Belo Horizonte.

Segundo dados da prefeitura, a espécie com maior número de árvores, com cerca de 10 mil, é o ipê-rosa.

Por Raquel Freitas, G1 Minas — Belo Horizonte


Arquitetura de Niemeyer e cores do ipê encantam os olhos na Praça da Liberdade — Foto: Raquel Freitas/G1

Arquitetura de Niemeyer e cores do ipê encantam os olhos na Praça da Liberdade — Foto: Raquel Freitas/G1

O céu azul de inverno, praticamente sem nuvens, ganhou nos últimos dias o contraste com o cor-de-rosa em Belo Horizonte. É a época da florada dos ipês, deixando evidente o título de “cidade-jardim” da capital.

“Os ipês, assim como as quaresmeiras, por exemplo, florescem sempre na mesma época do ano. Todo inverno vai ter ipê. É natural que tenha uma variação do início da floração entre os anos, mas pequena”, diz o professor José Pires de Lemos Filho, do departamento de botânica do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Ele explica que a floração segue uma sequência de cores. De acordo com o professor, primeiro é a vez dos chamados ipês-roxos, que têm uma coloração rosa escuro. Depois, florescem os amarelos e os brancos. E fechando a temporada, já no fim do inverno, está o ipê-rosa. “Os ipês anunciam que a primavera está chegando”, diz.

Contraste entre azul e rosa é cara do início do inverno em BH — Foto: Raquel Freitas/G1

Contraste entre azul e rosa é cara do início do inverno em BH — Foto: Raquel

Inventário das árvores

De acordo com a prefeitura, Belo Horizonte tem pelo menos 500 mil árvores, segundo dados do inventário da arborização urbana. Quase 29 mil são ipês, que se dividem em dez espécies.

Segundo Lemos Filho, grande parte dessas árvores é fruto da arborização urbana, ou seja, foram plantadas na cidade.

Os ipês-rosa são maioria na capital. De acordo com a prefeitura, são cerca de 10 mil árvores só dessa espécie. O mais raro é o ipê-verde, com pouco mais de 20 unidades plantadas nas ruas da capital.

O levantamento também aponta que Belo Horizonte tem mais de 2,8 mil árvores de ipê amarelo. Mas a capital também conta com outra espécies que têm flores na mesma coloração, como o ipê-mirim, com cerca de 2,5 mil unidades, e o ipê-do-cerrado, com menos de 150.

Quantidade de ipês em BH, por tipo. — Foto: PBH

Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *