Araxá recebeu o projeto de castração em massa de cães e gatos, que vem operando cerca de 70 animais por dia, no Parque de Exposição Agenor Lemos, entre 7h30 e 15 horas. A cidade foi a primeira da Associação dos Municípios da Microrregião do Planalto de Araxá – Ampla a ser contemplada com o Castramóvel. O projeto teve início no último dia 21 e permanece na cidade por 21 dias. Depois, segue atendendo outras sete cidades da região.
A expectativa é de que sejam realizadas cerca de 1,5 mil castrações de cães e gatos de ambos os sexos. Inicialmente, estão sendo castrados os animais de rua e de protetores. Em seguida será a vez dos cães da área rural e, por fim, serão atendidos os animais da população carente da cidade.
A vereadora Fernanda Castelha, defensora da causa animal, informou que o Castramóvel foi fornecido à Ampla pelo Ministério Público de Minas Gerais para atender a todos os municípios conveniados. O trabalho é acompanhado pela Vigilância em Saúde de Araxá. Além das 1.500 cirurgias autorizadas pelo projeto, uma emenda do deputado federal Fred Costa (Patriota-MG) irá possibilitar a castração de mais 500 animais, totalizando 2 mil procedimentos.
Segundo Fernanda, as inscrições ainda podem ser feitas no local para agendamento das cirurgias. Os voluntários também são bem-vindos e podem procurar o setor de Zoonoses da prefeitura ou o gabinete da vereadora para manifestarem o apoio ao mutirão.
FONTE: JORNAL ARAXÁ HOJE( SUSANA CARDOSO)