Uma das cidades mais populosas da Holanda instalou telhados verdes nos pontos de ônibus para ajudar na polinização de abelhas.
A administração de Utrecht implementou uma solução criativa para trazer o meio ambiente para os espaços urbanos, por meio de estações ecológicas que também vão beneficiar outros insetos, como borboletas.
No total, são 316 paradas com iluminação LED e assentos de bambu. Em outras, a prefeitura instalou painéis solares.about:blank
Meio ambiente
Além de um benefício estético, a população de abelhas pode aumentar, com o plantio de suculentas e outras espécies floridas que são favoritas de polinizadores e, finalmente, ajudar a melhorar a qualidade do ar na cidade.
Dessa forma, a cidade busca proteger a biodiversidade criando refúgios para insetos polinizadores.
A ideia é armazenar água da chuva em telhados verdes, o que também ajuda a regular a temperatura e a capturar partículas de poeira.
Mudanças Climáticas
Este novo projeto vem acompanhado de outras medidas estabelecidas em Utrecht para ajudar no combate aos efeitos das mudanças climáticas e na proteção do meio ambiente.
Entre as mudanças estão a troca dos ônibus tradicionais pelos elétricos, já que em 2028 é que o sistema público esteja livre de carbono.
Por outro lado, as autoridades municipais estão fazendo parcerias com empresas privadas, para promover a implantação de telhados verdes em residências e edifícios públicos e privados.
Tudo isso para que as abelhas e outros polinizadores possam ter mais espaços verdes como abrigos.
Boa idéia para ser copiada, não?