A medida seria da Cruz Vermelha dos Estados Unidos, impedindo doações de sangue de qualquer pessoa vacinada
Há uma informação circulando em texto nas redes sociais, de que apenas pessoas não vacinadas contra a Covid-19 podem doar sangue nos Estados Unidos. Segundo o texto, a razão da restrição seriam os “venenos” e “compostos químicos mortais” presentes nas vacinas, que poderiam prejudicar a pessoa que receber o sangue doado.
A pedido de um leitor, o MonitoR7 foi atrás desta história. Quem publicou a informação foi o site espanhol Rambla Libre, que possui um setor em seu portal apenas para conteúdos antivacinas. O título do conteúdo é “Somente doações de sangue não vacinado é permitido nos EUA!”.
Para embasar seu título, a publicação insere imagem de um informe da Cruz Vermelha americana, que seria de 12 de junho deste ano. Ao verificar o documento, no entanto, já é possível perceber que a informação é falsa.
No informe da Cruz Vermelha consta que pessoas que tomaram algum imunizante poderiam doar sangue, desde que haja uma espera de duas semanas para as vacinas de vírus atenuado (como a Coronavac). Mas as vacinas utilizadas nos Estados Unidos (Pfizer, AstraZeneca, Moderna, Novavax e Janssen) nem precisariam de um intervalo entre a aplicação da dose e da doação.
A única restrição para vacinados em algum tipo de doação era para a do plasma sanguíneo de uso exclusivo para combater a Covid-19, o chamado “plasma convalescente dedicado”. A Cruz Vermelha americana estava recolhendo plasma para tratamentos exclusivamente contra o novo coronavírus, que possui eficácia clínica em alguns casos. E, para esse fim, o plasma de pessoas vacinadas não seria útil.
Contudo, houve uma atualização neste informe de 14 de junho. Dois dias, a Cruz Vermelha dos Estados Unidos interrompeu o tratamento com o chamado plasma convalescente dedicadao. E, por isso, voltou a receber todos os tipos de doação de plasma. Inclusive de pessoas vacinadas, apenas com a restrição de dias de espera, já citada. Com a condição também da pessoa não estar apresentando sintomas da Covid-19.
O MonitoR7 já fez uma verificação de notícia semelhante, sobre restrição de doação de sangue por vacinados contra Covid-19. Aquela publicação também usava também o nome da Cruz Vermelha. Só mudava o país. Naquele caso, a proibição seria no Japão. A informação também era falsa.
FONTE R7