A Política Pública Municipal de Mobilidade Urbana que reduziu o valor da passagem de ônibus e garantiu o benefício de transporte público gratuito para estudantes, idosos a partir de 60 anos e para pessoas com deficiência e seus acompanhantes já começa a apresentar resultados expressivos.
O Programa “Eu Vou”, implantado pela Prefeitura de Araxá em dezembro de 2022, aumentou em 61,5% o número de usuários cadastrados para utilizarem gratuitamente o sistema de transporte coletivo urbano. Ao todo, o benefício já é concedido para 12.632 pessoas cadastradas. Até 2022, esse número era de 7.820 beneficiários.
Só da Rede Municipal de Educação, são 4.716 alunos matriculados no ensino regular presencial que fazem o uso do benefício do passe livre diário para deslocamento até as unidades escolares. Um aumento de 125,7% em relação a 2022, quando o estudante pagava 50% do valor da tarifa.
O número de idosos também aumentou com a redução da idade mínima para requerer o benefício, que passou de 65 para 60 anos com o projeto da Prefeitura de Araxá. No ano passado eram atendidos 4.109 idosos. Com o Programa “Eu Vou”, já são 6.233 usuários, um aumento superior a 34%.
O número de pessoas com deficiência e seus acompanhantes cadastrados para ter acesso à tarifa zero no transporte público coletivo urbano também registrou um pequeno aumento com o programa de mobilidade urbana. Já são 1.683 cadastrados, um acréscimo de 3,8% em relação a 2022.
A expectativa é que esses números aumentem ainda mais com os projetos de melhorias que devem ser obrigatoriamente implantadas pela empresa Vera Cruz, empresa concessionária do serviço de transporte público coletivo urbano em Araxá.
Melhorias
A concessionária iniciou a reforma de 20 pontos de ônibus em locais de grande circulação de pessoas, os primeiros veículos para renovação da frota (8 veículos por ano) começam a chegar nos próximos 30 dias e a empresa também inicia nesta semana a implantação de internet sem fio, com Wi-Fi gratuito e ilimitado para passageiros.
A empresa também já retornou 80% das linhas urbanas no período noturno e finais de semana que foram suspensas com a política de redução de gastos implantada nos últimos anos, mas que prejudicou o atendimento em alguns bairros da cidade.
A Vera Cruz também estreitou o relacionamento com a comunidade, com avaliação e retorno das demandas dos cidadãos por meio do aplicativo Colab, implantado pela Prefeitura de Araxá, e contatos diretos com a empresa.