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Opinião: Paternidade na era das telas onipresentes e mídias sociais

Discussões sobre smartphones e redes sociais são muito pessoais, por isso é necessário que conversas sobre uso dos aparelhos eletrônicos sejam estabelecidas com os filhos

Estados americanos estão mais rígidos para regular redes sociais

Estados americanos estão mais rígidos para regular redes sociaisMaskot/Getty Images

Um número crescente de estados norte-americanos está apertando os parafusos na Big Tech, na internet e nas mídias sociais. Montana se tornou o primeiro estado a banir completamente o TikTok, embora muitos estejam céticos de que a controversa nova legislação seja aplicável.

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Outras medidas incluem leis que visam tornar mais rígidas as regulamentações das plataformas de mídia social em geral, como as recentemente promulgadas por Arkansas e Utah.

Existem três objetivos valiosos que parecem ser pelo menos parte da motivação por trás de manobras legais como essas: impedir que as empresas coletem dados sobre nós e nossos filhos, proteger as crianças online e equilibrar seus direitos com suas responsabilidades ao postar conteúdo em plataformas online.

Por exemplo, se uma plataforma hospeda conteúdo que leva alguém a ser prejudicado, ela também pode ser responsabilizada? Até agora, a resposta tem sido não, de acordo com uma recente decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos.

Para mim, porém, as discussões sobre smartphones e mídias sociais são muito pessoais. Como pai de três adolescentes, muitas vezes fico me perguntando sobre o impacto de tanto tempo de tela em seus cérebros.

Como muitos pais, pensei em dispositivos para meus filhos como brinquedos glorificados que poderiam entretê-los se necessário e fornecer uma ferramenta de comunicação valiosa em caso de emergência.

Isso mudou depois que li um livro de Jean Twenge chamado “iGen: Por que as crianças superconectadas de hoje estão crescendo menos rebeldes, mais tolerantes, menos felizes – e completamente despreparadas para a idade adulta – e o que isso significa para o resto de nós”.

Em seu livro, Twenge, professora de psicologia na San Diego State University, argumenta que a Geração Z (ou iGen, como ela os chama) está crescendo de uma forma fundamentalmente diferente das gerações anteriores. Ela me disse que algumas das maiores mudanças comportamentais já registradas na história da humanidade coincidiram com o lançamento do smartphone.

Os alunos do ensino médio agora são mais parecidos com os alunos do oitavo ano das gerações anteriores, esperando mais para participar de atividades associadas à independência e à idade adulta, de acordo com Twenge. Eles são menos propensos a sair com amigos, dirigir, ir ao baile ou beber álcool do que os alunos do ensino médio da Geração X.

Eles são mais propensos a deitar em suas camas e navegar por intermináveis feeds de mídia social. Eles podem estar fisicamente mais seguros, mas o efeito a longo prazo em sua saúde mental e cerebral é um grande ponto de interrogação.

Twenge me disse que “viu uma mudança muito, muito repentina, especialmente na saúde mental, mas também no otimismo e nas expectativas […] entre a geração do milênio e a geração i ou a geração Z”.

O que ela disse fazia sentido, mas também me assustava. Em muitos tópicos – por exemplo, neurocirurgia – tenho uma boa ideia de como lidar com as preocupações porque confio em evidências, às vezes coletadas ao longo de décadas. Mas no que diz respeito a essas novas tecnologias, quase não havia dados para revisar. Não só não tínhamos respostas para perguntas básicas, como muitas vezes nem sabíamos quais perguntas fazer em primeiro lugar.

Como resultado, minha esposa, Rebecca, e eu nos encontramos em uma situação muito incomum – e desconfortável. Com base em muito pouca informação, tivemos que fornecer orientação crítica sobre que idade, quanto e que tipo de tempo de tela permitir às nossas três filhas iGen.

Eu sei que não estou sozinho. Eu ouço esse tipo de preocupação o tempo todo, dos pais dos amigos dos meus filhos, bem como dos telespectadores, leitores e ouvintes, e é por isso que meu podcast, “Chasing Life”, dedicou uma temporada inteira ao assunto.

Filhos e dispositivos eletrônicos /Maskot/Getty Images

Pelos números

Números consistentes são difíceis de encontrar, mas de acordo com uma pesquisa de 2023 da reviews.org, quase 89% dos adultos americanos dizem que pegam seus telefones 10 minutos depois de acordar. Essa mesma pesquisa, fiquei surpreso ao saber, descobriu que os adultos americanos verificam seus telefones em média 144 vezes por dia, ou uma vez a cada 7 minutos acordados!

Para as crianças, as estatísticas são ainda mais preocupantes. De acordo com uma pesquisa da Pew de 2022 com menores de 18 anos, 46% dos adolescentes americanos disseram que estão online “quase constantemente”. E 35% disseram que estão “quase constantemente” em um dos cinco principais aplicativos de mídia social: YouTube, TikTok, Instagram, Snapchat e Facebook.

Talvez nada disso deva ser uma surpresa, porque há literalmente um suprimento inesgotável de material para consumir. Considere que, em abril de 2022, uma média estimada de mais de 500 horas de vídeo foi carregada no YouTube a cada minuto, de acordo com a empresa de dados Domo.

No Instagram, cerca de 1,3 bilhão de fotos são compartilhadas por dia, de acordo com uma estimativa da indústria fotográfica. E em 2020, a Snap Inc. disse que mais de 4 bilhões de Snaps foram enviados todos os dias.

Minhas filhas têm 17, 16 e 14 anos. Elas são nativas digitais e nunca conheceram um mundo sem dispositivos. Muitas vezes sou lembrado de que este não é o mundo que eles necessariamente queriam, mas aquele que lhes entregamos.

Minha filha mais nova me disse um dia que gostaria de ser uma geração do milênio porque aquela geração tinha telefones, mas não smartphones ou mídias sociais, e eles não estavam necessariamente presos a eles. Hoje em dia, ela me conta, muitos adolescentes se sentem na obrigação de estar nas redes sociais, ou vão se sentir deixados para trás.

Redes sociais /ademay/ Unsplash

Lições aprendidas

O fato de que as telas e a tecnologia não são apenas difundidas, mas necessárias, é um dado adquirido nos dias de hoje. Mas como lidamos com tudo isso não é tão óbvio. Devo dizer que aprendi muitas coisas enquanto pesquisava e entrevistava especialistas.

Se eu tivesse que resumir as coisas em três pontos principais, eles seriam assim:

Primeiro, tenha A Conversa com seu filho ou filha. Isso significa sentar-se, sem pressa e sem distrações, e ter uma discussão profunda com eles, sem repreendê-los, sem julgamentos. Fiz isso com cada uma das minhas meninas e aprendi muito.

Tente descobrir como e com que frequência eles estão usando suas telas, em quais plataformas de mídia social estão, o que esperam obter de suas interações e como essas interações os fazem sentir. Além disso, pergunte se eles sentem que têm um problema. A honestidade deles pode surpreendê-lo e levar a uma conversa mais produtiva.

O Dr. Michael Rich, codiretor da Clínica de Mídia Interativa e Distúrbios da Internet no Hospital Infantil de Boston e um auto-descrito ‘mediatra’ que trata jovens com “uso problemático de mídia”, disse-me que segue as dicas das conversas que tem com seus jovens pacientes.

“Na verdade, uma das coisas que eu faço com esses jovens na primeira visita, se eu puder, se eles me deixarem passar pela fresta da armadura, é tentar identificar seus pontos problemáticos, as coisas que eles gostariam que fossem melhores , seja na escola ou ‘eu gostaria de ter mais amigos’, etc”, disse ele.

“Quero ver mais como é a vida deles desde a hora que acordam até a hora que vão dormir. Então eu acho que realmente foi sobre, ‘Como você está se sentindo em sua vida? Como vai? Você está tirando notas na escola que refletem suas capacidades?”. E, quase invariavelmente, eles dirão que não. E então vamos explorar por que isso pode acontecer”.

Rich disse que, para muitos de seus pacientes, o uso excessivo da tecnologia em si não é o problema. Em vez disso, é uma forma de comportamento autotranquilizador – uma terapia, se preferir – para mitigar outras condições subjacentes, como ansiedade ou depressão, que precisam ser tratadas.

Em seguida, não crie uma catástrofe sobre o assunto. Com toda a probabilidade, você descobrirá que seus filhos estão em algum tipo de tela ou dispositivo com mais frequência do que gostaria, mas – isso é fundamental – nem todo mundo desenvolve um problema.

Converse com seus filhos sobre redes sociais / Getty Images

Em outras palavras, não assuma o pior sobre o impacto que o uso da tecnologia terá no cérebro e no desenvolvimento de seu filho. A maioria das pessoas pode não desenvolver problemas catastróficos, mas pode ser difícil prever quem é mais vulnerável.

“Quando se trata de mídia social, sinto que posso oferecer aqui uma garantia”, disse a Dra. Keneisha Sinclair-McBride, psicóloga clínica do Boston Children’s Hospital e professora assistente de psicologia na Harvard Medical School. Ela disse que a mídia social não é o que preocupa a maioria dos adolescentes.

As coisas que estressam a Geração Z hoje ressoariam com um adolescente de 30 anos atrás. “’Vou entrar na faculdade?’ ‘Tive uma discussão com meus pais.’ ‘Fico muito ansiosa quando tenho que falar na frente da classe’. Ainda são as mesmas coisas”, disse ela.

“Não é necessariamente que a mídia social seja o fator mais importante. É uma ferramenta que pode ser usada para o bem e, às vezes, como uma ferramenta que pode ser usada para o mal, mas não é a principal coisa sobre a qual as crianças estão falando.

É algo que faz parte de suas vidas, mas suas vidas são essas coisas complexas e ricas que têm esperanças, sonhos e problemas como sempre tiveram”, disse ela. “Então isso é bom. Não é como se toda criança recebesse tratamento de saúde mental porque a mídia social está arruinando sua vida. Esse definitivamente não é o caso.”

E, por último, nas palavras da autora e jornalista científica Catherine Price, lembre-se de que a vida é aquilo a que damos atenção. Pense nisso por um momento; é uma ideia tão simples, mas é tão verdadeira. Acho isso profundamente inspirador e fortalecedor porque implica que temos sob nosso controle determinar como são nossas vidas.

Na próxima vez que você atender o telefone, Price quer que nos lembremos das três perguntas: Para quê? Porque agora? O que mais?

“Depois de perceber que seu telefone está em sua mão, você se pergunta: o que eu peguei para fazer? Então você se pergunta: Por que agora? Qual foi a razão sensível ao tempo que você pegou? Às vezes, você realmente tem um motivo, como se fosse o aniversário do seu amigo [e] você precisa comprar um presente para ele.

Na maioria das vezes vai ser um motivo emocional”, ela me disse: por exemplo, você está sentindo ansiedade, então você pega o telefone para se acalmar; ou tédio, então você usa isso como uma distração; ou solidão, para que você possa se sentir mais conectado.

“Portanto, identifique o que seu cérebro realmente busca e, em seguida, você pode passar para a terceira etapa – o que mais? – que é perguntar a si mesmo, o que mais você poderia fazer naquele momento para alcançar o mesmo resultado? Você poderia realmente usar seu telefone para ligar para um amigo em vez de ir para a mídia social, se estiver tendo um momento de solidão?

Adolescentes
Crianças e adolescentes podem se sentir solitários e desconectados; é importante que os pais conversem sobre redes sociais com os filhos / Getty Images

Você poderia dar uma volta rápida no quarteirão se precisar de uma pausa no trabalho em vez de ir para o noticiário? Perguntou Price. “Realmente não importa qual é a resposta. O objetivo é apenas garantir que, quando estivermos usando nossos dispositivos ou quaisquer aplicativos que estejam em nossos dispositivos, seja o resultado de uma escolha intencional, em vez de apenas nossas mentes e cérebros sendo sequestrados.

E, embora Price queira nos levar a experimentar a vida fora de nossos dispositivos – afinal, o título de seu livro de 2018 é “How to Break Up With Your Phone: The 30-Day Plan to Take Back Your Life” (Como se separar do seu telefone: O plano de 30 dias para ter a sua vida de volta, na tradução livre) – a prática de prestar atenção às nossas necessidades e motivos também pode ser aplicado mesmo quando estamos em nossos dispositivos, escolhendo o conteúdo com mais cuidado para evitar toxicidade, ansiedade e irritação.

Teria, deveria, poderia

Ao falar com todos esses especialistas, brinquei com diferentes metáforas para melhor capturar e descrever a experiência do uso problemático de mídia, como diz Rich. É um vício, como algumas pessoas experimentam com nicotina, drogas ou álcool?

As telas e aplicativos são como máquinas caça-níqueis, projetadas para nos manter jogando sem pensar? Até certo ponto, há semelhanças, mas também há uma diferença importante. Ao contrário do álcool, drogas, cigarros ou jogos de azar, não é realmente viável se afastar completamente da tecnologia.

Muitos de nós, incluindo nossos filhos, nos encontramos muito nas telas: para o trabalho, trabalhos escolares e deveres de casa, para nos comunicarmos uns com os outros, para fazer coisas e relaxar, seja rolando, assistindo compulsivamente ou jogando.

Não seria correto dizer que somos viciados em nossos dispositivos, porque a terapia de dependência geralmente requer abstinência, o que não é possível com os dispositivos. Uma metáfora melhor pode ser comida, que todos nós também exigimos. Com ambos, no entanto, muitas vezes nos empanturramos. Sabemos que não devemos consumir o dia todo, e temos que ter cuidado com o que escolhemos ingerir.

Também gosto de pensar em tecnologia e dispositivos como um carro ou uma ferramenta poderosa: eles são eficientes e impressionantes em suas habilidades para realizar determinadas tarefas, mas temos que aprender a controlá-los e não permitir que eles nos controlem.

Reconhecemos a utilidade de um carro enquanto somos treinados em seus perigos. Provavelmente deveríamos estar pensando em pequenos supercomputadores da mesma maneira, em vez de um brinquedo para apaziguar crianças pequenas.

Rebecca e eu acertamos perfeitamente com nossas meninas? Não. Teríamos feito as coisas de maneira diferente se tivéssemos pensado nisso de uma maneira melhor? Provavelmente. Mas, como todos vocês, não tínhamos um precedente para isso.

“Isso não existia quando éramos jovens, então estamos aprendendo a administrá-lo nós mesmos”, disse Rebecca, refletindo meu próprio sentimento. “E é uma curva de aprendizado para nós e uma curva de aprendizado para as crianças. Mas quase tão rapidamente quanto nos adaptamos ao telefone, estamos nos adaptando a essa curva de aprendizado.”

Todas as minhas três filhas aprenderam por tentativa e erro a alcançar o equilíbrio, cada uma à sua maneira. E embora Rebecca e eu possamos ter criado regras mais específicas para a Casa Gupta, as grades de proteção que estabelecemos foram consistentes e cuidadosas, se não perfeitas.

As crianças vão ficar bem

Como minhas crianças me lembram: tecnologia, telas, aplicativos e smartphones não são bons nem ruins. Mas a aceitação da Geração Z deste mundo que eles herdaram não é cega; eles querem que consertemos tudo. Jovens como Emma Lembke, advogada e estudante do segundo ano na Universidade de Washington em St. Louis, estão exigindo mudanças, e as pessoas – legisladores e talvez até grandes executivos de tecnologia – estão começando a ouvir.

“Não se engane, a mídia social não regulamentada é uma arma de destruição em massa que continua a comprometer a segurança, a privacidade e o bem-estar de todos os jovens americanos. É hora de agir”, disse Lembke ao Congresso em fevereiro.

Lembke, que teve suas próprias lutas com o uso problemático da mídia, me disse: “Daqui a dez anos, a mídia social não será o que é hoje. Será o que os membros da minha geração constroem para ser. Queremos construir de forma diferente. Queremos construí-lo direito.”

Algumas dessas mudanças envolvem regulamentações, por exemplo, para garantir algoritmos mais transparentes para que as buscas inocentes dos usuários não resultem em resultados inapropriados (por exemplo, buscas no TikTok por receitas saudáveis que podem evoluir rapidamente para distúrbios alimentares), o fim de reprodução automática para criar espaço para um espectador decidir se continua rolando e filtros de imagem que não ajustam sutilmente os rostos aos padrões de beleza europeus/brancos com pele mais clara ou narizes mais finos, como disse Sinclair-McBride.

Lembke disse que ela e seus colegas estão preocupados não apenas com sua própria geração, mas com as que se seguem.

Minhas crianças, juntas com muitos outros que entrevistei, não querem ver uma proibição total do TikTok e já têm estratégias para contornar isso. Em vez disso, todos nós temos que aprender – e ajudar nossos filhos a aprender – a tomar melhores decisões sobre os tipos de conteúdo que consumimos como parte de nossa dieta digital.

Como Sinclair-McBride apontou, possuímos algo muito valioso que as grandes empresas de tecnologia desejam: nosso tempo e atenção. Precisamos ser criteriosos sobre como alocamos esses recursos preciosos – não apenas porque são importantes para TikTok, Snapchat ou Instagram, mas porque eles também não têm preço para nós.

Como falar sobre tempo de tela

Não sabe como iniciar uma conversa com seus filhos sobre o uso da internet e das redes sociais? Aqui está uma lista de prompts de conversa que podem ajudar.

  • Mostre-me como você normalmente usa seu telefone em um dia. Você fica online assim que acorda? Durante a aula? Pouco antes de adormecer?
  • Quanto tempo você estima que gasta em seu telefone em um dia normal? Você acha que é muito, pouco ou apenas a quantidade certa de tempo?
  • Quais aplicativos, jogos ou plataformas são seus favoritos e por que você gosta deles? Quando você entra no seu favorito, o que espera ganhar com isso?
  • Você sente que tem uma relação saudável com a tecnologia e as redes sociais? Como é um relacionamento saudável para você?
  • Você sente que tem limites justos e claros para o tempo de exibição? Esses limites são algo que você pode cumprir? Quer ver algumas mudanças nas regras?
  • Já houve um momento em que a tecnologia atrapalhou a realização de uma atividade que você queria fazer?
  • Você já sentiu que há pressão de amigos ou pessoas na escola para estar no seu telefone?
  • Existem pessoas que você conhece que não usam a tecnologia da melhor maneira?
  • Existe algo sobre tecnologia ou mídia social que o preocupa?
  • Você já tentou reduzir o tempo de tela? O que fez você se sentir assim? O que você fez e funcionou?
  • Você está esperançoso para o seu futuro? Por que ou por que não?

FONTE CNN

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