Transporte de qualidade e maior acesso à Educação. São apenas alguns dos objetivos do Programa “Eu Vou”, Política de Mobilidade Urbana implantada pela Prefeitura de Araxá por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública.
Instaurado na cidade desde dezembro de 2022, o Programa reduziu, desde então, o valor da passagem de ônibus para a população em geral e tornou gratuito o serviço de transporte coletivo para estudantes matriculados no ensino regular presencial e para idosos acima de 60 anos completos (anteriormente a idade beneficiada era de 65 anos completos).
Além disso, por meio do programa, foram reativadas algumas linhas e implantados novos itinerários para o transporte público; foi iniciada a reforma de 20 pontos de ônibus; adquiridos os primeiros veículos para renovação da frota (sendo obrigatória a aquisição de 8 por ano) e implantada a internet sem fio, com Wi-Fi gratuito e ilimitado para os usuários. Vistorias e fiscalizações também foram feitas, por parte da Administração Municipal.
De acordo com o gerente de Operações da Vera Cruz, Flávio Rodrigues de Morais, a parceria com o Município, demonstrou, em apenas um semestre, melhorias bastante significativas para a população e a expectativa é de que os números cresçam ainda mais.
“Antes da implantação do programa, em dezembro de 2022, 2.870 estudantes estavam cadastrados no sistema da empresa. Até o momento (julho de 2023), foram computados 5.542 registros em relação a novos estudantes, um aumento de 93%! Mais estudantes estão utilizando do serviço, mais idosos cadastrados em nosso sistema e o melhor, os responsáveis pelos lares araxaenses agora utilizam do recurso, que anteriormente era destinado a locomoção dos filhos, para outros fins necessários a família”, reitera.
O prefeito Robson Magela, comenta que esta ação histórica, confirma o compromisso da Gestão Municipal com a Educação, com a Segurança, com os idosos e com as famílias de Araxá.
“Ficamos imensamente felizes em ver os resultados obtidos pelo Programa ‘Eu Vou’ em apenas seis meses. E saber que a economia gerada por meio deste benefício, está afetando diretamente o orçamento familiar é muito gratificante. Isso é o queremos! A Administração Municipal vem, desde o início, buscando cuidar das pessoas, de qualquer idade e em qualquer circunstância. E ações positivas como essa, serão cada vez mais frequentes na cidade, sempre em prol da comunidade”, ressalta.
Demais informações
Número de empresas cadastradas no sistema:
– Em dezembro de 2022: 1.552 empresas;
– Em julho de 2023: 1.609 empresas.
Número de Pessoas com deficiência (PcD) cadastradas no sistema:
– Em dezembro de 2022: 1.531 pessoas;
– Em julho de 2023: 1.670 pessoas.
Número de idosos cadastrados no sistema:
– Em dezembro de 2022: 4.876 idosos;
– Em julho de 2023: 6.647 idosos.