
A Prefeitura de Araxá informa que os contribuintes que atenderem aos critérios estabelecidos podem solicitar a isenção do IPTU 2025 a partir desta terça-feira, 1° de abril. Os pedidos podem ser feitos online, por meio do Protocolo Eletrônico no site da Prefeitura de Araxá, ou de forma presencial, nos seguintes locais e datas:• Clube Araxá (R. Pres. Olegário Maciel, 333 – Centro) – De 1º a 30 de abril, das 7h às 13h;• Setor de Tributos – Após 30 de abril, o contribuinte poderá realizar o pedido no balcão de atendimento da Prefeitura, localizado na Rua Presidente Olegário Maciel, nº 306, Centro.Quem pode solicitar a isenção?Para ter direito ao benefício, o contribuinte deve atender às seguintes exigências:• O imóvel deve ter área construída inferior a 200 m²;• A renda familiar deve ser igual ou inferior a dois salários mínimos;• O proprietário deve ser aposentado ou pensionista;• O imóvel deve ser o único bem do proprietário e utilizado como moradia da família.Documentos necessários para a solicitaçãoA documentação exigida varia conforme o pedido seja feito pela primeira vez ou seja a renovação de um benefício já concedido.Primeira solicitação:• Cópia do RG;• Carnê de IPTU;• Comprovante de pagamento do benefício previdenciário e da renda familiar atualizada;• Carta de concessão do benefício previdenciário;• Certidão de casamento (se aplicável);• Cópia da carteira de trabalho, que comprove ausência de renda do cônjuge ou familiar;• Cópia da escritura atualizada ou documento de propriedade do imóvel.Para quem já possui isenção:• Carta de isenção do ano anterior;• Carnê de IPTU;• Comprovante de pagamento do benefício atualizado;• Cópia da escritura atualizada ou documento de propriedade do imóvel.O tempo médio para análise e aprovação do pedido de isenção é de 30 dias. Durante a análise, documentos adicionais podem ser solicitados.–Att.Assessoria de Comunicação