Projeto Teia Sustentável uniformes usados viram cobertores para aquecer vidas (4)

Projeto Teia Sustentável: uniformes usados viram cobertores para aquecer vidas

O que antes seria descartado, agora se transforma em acolhimento. Em Araxá, uniformes antigos estão sendo reaproveitados de forma criativa e solidária por meio do projeto “Teia Sustentável – Transformando Uniformes Usados em Ações Solidárias”. A Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB) iniciou na última sexta-feira (16) a entrega de cobertores artesanais produzidos com o material, destinados a pessoas em situação de rua atendidas pelo Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), ação coordenada pela Secretaria Municipal de Ação Social.

A iniciativa é desenvolvida no Ateliê de Tecelagem Hermantina Drummond, em parceria com a empresa McCain, que doou cerca de 500 uniformes usados para o reaproveitamento. Com um olhar sustentável e social, o projeto transforma calças, camisetas e moletons em produtos artesanais como tapetes, bolsas, bijuterias, jogos americanos e os cobertores que agora estão chegando a quem mais precisa.

Todas as peças são confeccionadas manualmente pelas artesãs do ateliê, por meio de técnicas como tecelagem, crochê, macramê e costura. Além de evitar o descarte de resíduos têxteis, a ação valoriza o trabalho manual e promove a solidariedade. “O Teia Sustentável é um projeto que une cuidado com o meio ambiente, respeito pelas pessoas e valorização do fazer artesanal. Transformamos descarte em acolhimento, com peças que carregam história, afeto e utilidade”, afirma Patrícia Padovani, coordenadora do ateliê.

Além da produção dos cobertores, o projeto Teia Sustentável irá oferecer oficinas de capacitação em economia criativa, em parceria com os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), com foco na geração de renda a partir do reaproveitamento têxtil.

O Coordenador de Sustentabilidade, Responsabilidade Social e Relações Institucionais e Governamentais da McCain, Álvaro Rezende, destaca o impacto do projeto. “Acreditamos que o sucesso do nosso negócio está intrinsecamente ligado ao bem-estar das comunidades onde operamos. Ao transformarmos uniformes que não seriam mais utilizados em peças que beneficiam o próximo, unimos a sustentabilidade ambiental ao impacto social positivo. Estamos orgulhosos de ver esse projeto florescer e gerar um ciclo virtuoso de cuidado com o meio ambiente e apoio à população de Araxá”.

Att.
Assessoria de Comunicação

Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *