victoria

Release – Lançamento de livros do projeto Gerações Literárias destaca novos nomes da literatura araxaense

O Projeto Gerações Literárias realiza no próximo sábado (15), às 16h30, no Museu Calmon Barreto e Memorial Araxá, o lançamento de seus primeiros livros:  Eu Queria que Você Soubesse, de Victória Akel e O Menino do Barraco 157, de João Vitor Santos. O projeto, coordenado por Luiz Humberto França, busca incentivar a leitura e a escrita, oferecendo oportunidades a novos escritores por meio da produção e distribuição gratuita de obras literárias. “Ao fornecer recursos financeiros e estrutura, o projeto desempenha um papel crucial na valorização desses talentos emergentes, promovendo a inclusão, a diversidade de vozes e estilos, enriquecendo a cultura de Araxá”, afirma França.

A seleção das obras foi feita por uma curadoria especializada, composta pelos poetas Lisa Alves e Rafael Nolli, que avaliaram os textos às cegas, garantindo a isenção e a qualidade literária. Além dos lançamentos individuais, o projeto inclui atividades culturais gratuitas que fortalecem os laços entre escritores e leitores, promovendo o desenvolvimento artístico e educacional da comunidade de Araxá. “A distribuição gratuita dos livros para as bibliotecas e escolas de Araxá amplia o alcance do projeto e impacta positivamente na educação. Estratégia que visa tornar a literatura acessível a todas as camadas sociais da comunidade, contribuindo para a disseminação do conhecimento”, ressalta o coordenador.

Eu Queria que Você Soubesse – Victória Akel

Num gesto simbólico, a narradora de “Eu Queria que Você Soubesse” escreve os nomes de antigos amores numa folha amassada, refletindo sobre como cada uma moldou sua identidade. Apesar das experiências dolorosas, ela sente gratidão e paz consigo mesma, reconhecendo que esses amores passados não definem mais sua felicidade. Ao escrever seu próprio nome “Victória”, celebra sua jornada de autodescoberta e se reconhece como uma mulher forte e realizada. “A melhor parte de mim é escritora – e a pior também. Muito prazer, eu sou a pessoa que escreve poemas em guardanapos em pleno século XXI. Sou a pessoa que abre o bloco de notas do celular e despeja coisas aleatórias só para não engasgar nos próprios sentimentos”, diz Victória. “Os poemas são os reflexos mais puros dos meus sentimentos, são a materialização do que há de mais profundo no meu ser”, comenta.

O Menino do Barraco 157 – João Vitor Santos

Neste relato, João Vitor Santos expressa profunda gratidão por suas origens e pelas pessoas que o acompanharam em sua jornada. Ele celebra a rua como uma fonte de ensinamentos e inspiração, determinado a compartilhar sua poesia genuína e encorajar jovens das comunidades a abraçarem suas identidades e acreditarem em seus potenciais para mudar o mundo. “É uma satisfação poder estar escrevendo para o meu povo, falando do meu povo. Nessa caminhada, entre batidas, já me vi fora do tempo e, às vezes, desencaixado, mas ver essa parada aqui pronta foi uma forma de sentir que o sonho vive”, afirma. “Nunca tenha vergonha de ser quem é, vai do seu jeito adoidado mesmo. O mundo é nosso”, finaliza.

Sobre o projeto

O Projeto Gerações Literárias é uma iniciativa cultural anual que visa promover a literatura local por meio da produção de uma coleção de obras literárias distintas. Com o compromisso de fomentar a leitura e a escrita, o projeto destaca-se por oferecer oportunidades a novos escritores, proporcionando recursos financeiros, estrutura de publicação e interação com autores consagrados.

O projeto busca envolver a comunidade com a distribuição gratuita dos livros, a inclusão de elementos de acessibilidade, como descrição em áudio e e-books, livreto em braile e uma estratégia de comunicação abrangente. As atividades culturais gratuitas e a interação entre diferentes gerações de autores fortalecem os laços entre escritores e leitores, enriquecendo a cultura local.

O Projeto Cultural Gerações Literárias é realizado pela Editora Gestalt, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura – Governo Federal. Tem como patrocinadores a Bem Brasil e a CBMM e apoio da Prefeitura de Araxá, por meio da Fundação Cultural Calmon Barreto.

Serviço

Projeto Cultural Gerações Literárias

Lançamentos:

Eu Queria que Você Soubesse – Victória Akel

O Menino do Barraco 157 – João Vitor Santos

Data: 15/06

Horário: 16h30

Local:  Museu Calmon Barreto e Memorial Araxá

Entrada gratuita (sujeita à lotação)

Confirmação de presença pelo WhatsApp: (34) 99185 -3008

Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *