Além de melhorar a disposição e prevenir doenças, as atividades físicas são uma excelente forma de cuidar da mente
Profissionais de saúde já entraram em consenso quando o assunto é saúde mental e bem-estar: a prática de exercícios físicos é uma ação que influencia positivamente nesses aspectos. Embora grande parte das pessoas busque uma atividade física por questões estéticas, movimentar o corpo é uma das melhores formas de garantir uma boa saúde mental.
Entre os benefícios diretos, estão a diminuição do estresse, o alívio para sintomas de depressão por conta da liberação de endorfina, e atuando inclusive na redução de prejuízos cognitivos causados por doenças como Alzheimer. A maior vantagem é que os esportes podem [e devem] ser praticados por indivíduos de todas as idades, seguindo orientação profissional e de acordo com o limite de cada um. Toda modalidade esportiva é candidata a ser a maior aliada no dia a dia. O importante é escolher a mais adequada ao perfil, gosto e potencial de cada um; e vale um conselho, de buscar o tipo de esporte que também traga lazer e diversão para quem pratica.
Múltiplos benefícios
Afinal, a motivação é item fundamental para seguir um cronograma de exercícios regulares e não cair na tentação de parar por falta de interesse ou perda no desempenho ao longo do caminho. Para obter resultados, alcançando metas e objetivos previamente estabelecidos, vale a prática individual ou engajar familiares e amigos. A atividade fica mais interessante, além de estender os benefícios àqueles que estiverem na sua companhia nessa jornada.
Veja a seguir quais são os diversos benefícios para sua saúde mental quando você pratica esportes:
• Aumento na concentração;
• Maior disposição;
• Devolve o bom humor;
• Estímulo à autoconfiança;
• Melhora na sensação de qualidade de vida.
A prática de esportes é recomendada pelos profissionais de saúde para todas as pessoas. Em relação às crianças e adolescentes, a OMS orienta uma hora por dia de atividade física. Na fase adulta, é aconselhado praticar pelo menos de duas horas e meia a cinco horas semanais de atividade aeróbica de forma moderada ou de alta intensidade. A partir dos 40 anos de idade, é mandatório passar por uma avaliação médica antes de iniciar a prática esportiva. Já na faixa etária dos 65 anos ou mais, é importante incluir na rotina diária atividades que estimulem o equilíbrio, a coordenação motora e o fortalecimento muscular para prevenir quedas e melhorar a condição física. Consulte sempre um especialista.
FONTE R7