Uma menina de apenas dez anos vinha sendo estuprada há alguns meses pelo avô materno P.F., de 52 anos, violência que resultou em sua gravidez. A Delegacia de Orientação e Proteção à Família, em Araxá, que tem como titular a Dra. Paula Lobo Rios Dib, instaurou inquérito policial, com pedido de prisão preventiva em desfavor do investigado. A família apenas percebeu o fato após mudanças corporais na vítima Y.M.F.
Foi pedida a prisão preventiva do investigado, tendo em vista a gravidade dos fatos e a importância do seu afastamento do convívio familiar. O Ministério Público manifestou pelo acolhimento da representação formulada pela autoridade policial e a Justiça deferiu favoravelmente o parecer, expedindo o mandado de prisão, que foi cumprido. O avô da menor foi apresentado na Delegacia, prestando suas declarações e confessando a autoria, sendo levado ao presídio.
A menina foi encaminhada ao Hospital Santa Casa de Misericórdia de Araxá para realização de exames médicos, além da assistência de órgãos de proteção do município.