page

Aos 73 anos, aposentado conta que já escreveu mais de 100 livros: ‘Enquanto eu tiver vida, não vou parar’

Morador de Goiânia, Jesus Alves Lourenço começou a escrever aos 50 anos após se recuperar de um câncer. Assuntos são variados e vão de ‘Mil receitas saborosas’ a ‘Mil piadas para sorrir’.

O aposentado Jesus Alves Lourenço, de 73 anos, conta que já escreveu mais de 100 livros, em Goiânia. Segundo ele, o primeiro livro foi escrito aos 50 anos após se recuperar de um câncer e, desde então, não parou mais de escrever. Os assuntos vão de “Mil receitas saborosas” a “Mil piadas para sorrir”.

“Enquanto eu tiver vida, não vou parar de escrever. Tem muito assunto ainda. O que eu acho interessante, eu faço. Me sinto orgulhoso, minha família mais próxima também gosta do que eu faço, gosta de ver e fica muito empolgada”, conta.

Natural de Paraúna, Jesus se mudou para Goiânia com 18 anos de idade para morar com o tio. Atualmente, ele reside no Setor Novo Horizonte, na região sudoeste da capital.

“Ao me mudar para Goiânia, comecei a trabalhar vendendo picolé e dei muita sorte, pois consegui um emprego em um escritório de contabilidade e decidi me formar na área, passei em um concurso da prefeitura e depois recebi uma proposta boa e fui trabalhar em uma empresa privada, na qual fiquei por 40 anos. Me casei com 23 anos e hoje tenho três filhos e seis netos”, diz o aposentado.

Jesus conta que foi casado por 50 anos. Após a morte da esposa, há dois anos, ele passou a morar com dois netos.

“Já fiz um livro da árvore genealógica da minha família materna em 2012. O maior livro tem 832 páginas: ‘O grande livro das emoções, sentimentos e estados do ser humano’. O menor livro tem 275 páginas: ‘Maravilhas do nosso corpo’”, conta.

O aposentado disse que foi diagnosticado com câncer de próstata aos 50 anos e precisou ficar dois anos afastado do trabalho. “Graças a Deus eu me curei e a partir daí tive a ideia de começar a fazer livros. Eu só lia e nunca havia escrito, e sempre me interessei por assuntos de curiosidades e assim decidi fazer”, diz o aposentado.

O primeiro livro foi escrito em 1998 aos 50 anos com o tema “Memórias de sertanejo” após ganhar uma coleção com 60 CD’s do gênero. “Eu queria registrar as músicas por escrito, eram de sertanejo raiz, como eu gostei demais, resolvi escrever”, conta Jesus.

Idoso escreve mais de 100 livros em Goiânia — Foto: Caio César Alves/Divulgação

Idoso escreve mais de 100 livros em Goiânia — Foto: Caio César Alves/Divulgaçãohttps://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Jesus escreveu todos os livros pelo computador e já chegou a confeccionar três livros ao mesmo tempo. “Começava a mexer com um, tinha uma nova ideia e já começava outro. Sempre fiz tudo sozinho, escrevo pelo comutador e imprimo as páginas. A única ajuda que preciso é da encadernadora, mas tudo sou eu quem faço”, conta ele.

Já o segundo livro foi feito em 2009 com o tema “As mais belas histórias sagradas”. “De 2009 a 2012 eu fiz mais quatro livros, todos com temas evangélicos. Inclusive, um deles é sobre mil perguntas e mil respostas sobre a bíblia”, diz Lourenço.

Em casa, Jesus tem uma biblioteca com 114 livros escritos. Ele se baseia em pesquisas feitas na internet sobre assuntos que ele se interessa.

“Nunca tive vontade de vender ou publicar, se alguém quiser uma cópia eu faço de graça, sempre faço quando pedem. Tenho tudo salvo e registrado em uma planilha no computador. Meu sonho é reunir minha família inteira em uma festa e expor todos os meus livros para eles”, ressalta ele.

Idoso escreve mais de 100 livros em Goiânia e assuntos vão de "Mil receitas saborosas" a "Mil piadas para sorrir" — Foto: Jesus Alves/Arquivo pessoal

Idoso escreve mais de 100 livros em Goiânia e assuntos vão de “Mil receitas saborosas” a “Mil piadas para sorrir” — Foto: Jesus Alves/Arquivo pessoal

FONTE G1

Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *