Para Estael Sias, meteorologista MetSul, o cenário é de preocupação, já que não haverá uma janela de tempo seco para a recuperação do desastre
A cidade de Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, deve enfrentar um cenário chuvoso ao longo da próxima semana, segundo da previsões da MetSul.
De acordo com a meteorologista Estael Sias, o cenário na região deverá ser preocupante, “pois deve chover nos próximos 10 dias”.
“A primeira metade do mês de março também pode ter chuvas volumosas”, diz Estael. “Então não dá para relaxar [em Petrópolis], já que não haverá uma janela de tempo seco para a recuperação do desastre”.
A especialista explica que o episódio que causou mais mortes na história de Petrópolis foi algo excepcional. “O modelo matemático meteorológico não consegue prever algo tão restrito, então não temos como descobrir algo sobre um município específico”.
Ela diz que foram três cenários que impactaram Petrópolis: volume chuvoso, relevo montanhoso e o fenômeno de passagem da frente fria que estava em Espírito Santo para a região serrana do Rio de Janeiro.
Petrópolis está envolta de montanhas e tem regiões com cerca de 800 metros acima do mar, ou seja, é gerado um fluxo de umidade no céu da região, despejando chuvas no local.
FONTE CNN