Pediatra da Unimed Araxá ensina como fazer a lavagem nasal nas crianças
Procedimento é importante neste período de tempo seco e pode ser feito diariamente
A lavagem nasal é uma prática antiga de cuidado das vias aéreas superiores que se originou na tradição médica Ayurveda. Segundo a pediatra da Unimed Araxá, Priscilla Martins dos Reis, ela é muito indicada no tratamento de rinossinusite crônica e rinite alérgica e também na prevenção de infecções das vias aéreas, especialmente em crianças. “O procedimento pode até impressionar quem assiste, mas garanto a vocês que a lavagem nasal feita com soro fisiológico 0,9% de forma correta é completamente segura, rápida e muito eficaz para limpar as vias aéreas dos pequenos que tendem a congestionar com certa facilidade, além de retirar o muco”, ressalta a médica.
O soro fisiológico é usado nesse caso pois seus benefícios incluem a limpeza do muco nasal, diminuição da inflamação nasal, diminuição das secreções e do resto de células presentes, além de ser facilmente eliminado do organismo da criança sem causar qualquer dano caso seja engolido sem querer. “Esse tipo de higiene nasal não é recomendado somente para crianças e, sim, para pessoas de todas as idades, pois suas vantagens são inúmeras. O importante é manusear a seringa com cuidado e controlar a intensidade dos jatos para evitar qualquer tipo de problema na hora da irrigação”, ensina. “Quando o tempo estiver muito seco, pode-se lavar as narinas de duas a três vezes ao dia”, recomenda Dra. Priscilla.
Passo a passo
– Escolha uma seringa de ponta grossa;
– Utilize soro morno e aspire de 5 a 8 mls para bebês de até seis meses e até 10 mls para crianças maiores;
– Incline a cabeça da criança para o lado contrário da seringa;
– Introduza a seringa na narina com um pouco de pressão e injete o soro;
– Repita o procedimento na outra narina.
Abaixo 5 benefícios da lavagem nasal:
1. Hidrata as vias nasais, trazendo maior conforto para o pequeno em épocas de clima seco;
2. Facilita a alimentação, principalmente de recém-nascidos e bebês que ainda estão sendo amamentados;
3. Fluidifica as secreções e higieniza o nariz da criança;
4. Mantém o fluxo regular das vias aéreas e melhora a qualidade de sono dos bebês;
5. Ajuda na prevenção de inflamações, infecções e alergias como a amidalite, rinite e sinusite, por exemplo.
A Unimed Araxá
Referência no segmento, a Unimed Araxá tem atualmente 200 médicos cooperados nas mais diversas especialidades e conta com mais de 40 mil beneficiários e 650 empresas contratantes nas cidades de Araxá, Ibiá, Campos Altos, Perdizes, Pedrinópolis, Tapira e Pratinha.
A cooperativa iniciou suas atividades em 11 de maio de 1989 para atender ao anseio da classe médica em proporcionar um atendimento digno e ético aos clientes e ampliar o campo de trabalho dos cooperados. Desde 2017 tem seu hospital próprio, que conta com o que há de mais moderno e eficiente na área e que também integra um Centro de Diagnóstico por Imagens e um moderno laboratório de análises clínicas. Mais recentemente inaugurou nas mesmas dependências um moderno Centro de Oncologia. O setor oferece estrutura de quimioterapia para tumores sólidos e tumores do sangue.
Em sua Clínica Multidisciplinar oferece atendimento exclusivo de profissionais como psicólogos, nutricionistas, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos. Junto ao prédio central, oferece ainda equipe integrada e programas de saúde voltados à melhoria de qualidade de vida, promoção da saúde e prevenção de doenças no Espaço Viver Bem.
A rede credenciada de serviços é composta ainda por seis hospitais, 15 laboratórios, 33 clínicas, além de aproximadamente 300 colaboradores de forma direta.