Autoridades britânicas avisaram que os ataques de porcos selvagens podem ficar mais graves nos próximos meses
Moradores de diversas áreas do Reino Unido receberam um alerta assustador: javalis “letais e quase indestrutíveis” estão à solta pelas redondezas. O aviso foi emitido após diversos confrontos entre os grupos de animais e fazendeiros, principalmente em cidades rurais da Escócia.
Especialistas que lidam com a questão afirmam que diversos fatores tornam os grupos de javalis ainda mais perigosos.
Cada fêmea é capaz de ter ninhadas anuais de 12 filhotes, e são ajudadas pela falta de predadores da espécie em diversos países.
Além disso, fazendeiros ainda sem ciência do problema alimentam os animais, o que os faz circular próximos de propriedades rurais. Segundo os especialistas, esses animais podem ser “letais e são quase impossíveis de matar”.
Em entrevista ao tabloide Daily Star, autoridades relatam cenas macabras. “Três porcos cercaram uma ovelha. Eles estavam literalmente separando-a do grupo para comê-la”, afirmou Steven McKenzie, administrador de um condado perto do lago Ness.
O problema atinge outros países da Europa, inclusive. A “invasão” de javalis parece ter se agravado durante a pandemia. Com as cidades vazias e a falta de comida deixada em lixos, os animais passaram a ficar mais violentos em busca de alimento.
Em Berlim, o governo contratou caçadores profissionais para patrulharem as imediações da metrópole.
O caso é quase o mesmo de Barcelona. O veterinário Carles Conejero, especialista em javalis, lembrou que esses animais são muito resistentes.
“Os carros só podem matá-los se quebrarem o osso pélvico deles em uma colisão. Já vi um [javali] andando com o fígado inteiro para fora”, disse Conejero ao Daily Star.
FONTE R7