Em um dia comum, o indonésio Ambo alimentou Rizka, de 4 m, e desde então os dois se encontram quase todos os dias
Há relações na natureza que só podem ser explicadas pelo poder da amizade. Uma delas parece ser o companheirismo desse pescador e um crocodilo fêmea de 4 m.
Ambo é um pescador de 59 anos que mora em Bontang, na Indonésia. Ele conseguiu fama ao manter, há décadas, uma forte amizade com Rizka, uma fêmea de crocodilo-de-água-salgada de cerca de 4 m.
A relação dos dois já dura 26 anos, e é ainda mais assustadora se pensarmos que os crocodilos da espécie são os maiores répteis do mundo, além de extremamente ferozes e hostis aos humanos.
Segundo Ambo, tudo começou quando um crocodilo de cerca de 1 m passou pelo barco dele e terminou por segui-lo até em casa.
Já na residência, ele jogou comida para a fêmea, e desde então os dois se encontram praticamente todos os dias.
“Encontrei Rizka pela primeira vez quando estava em um barco (…). Ela tinha apenas 1 m de comprimento, então a ignorei (…). [Mas] notei que [Rizka] seguiu a embarcação para casa. Eu até a vi ao lado do barco, que também chamei de Rizka. Chamei-a para lhe dar algo para comer e ela apareceu. Ela tem feito isso desde então”, disse Ambo, em entrevista ao site indonésio Kompas.com, em 2020.
“Se não a vejo por dois ou três dias, vou procurá-la. Eu a trato como minha própria filha”, completou ele. Um perfil que mostra a rotina da amizade dos dois no Instagram já tem mais de 30 mil seguidores.
Há algum tempo, Ambo trabalhou na capital da província local por dois anos, o que exigiu um esforço da comunidade para alimentar Rizka quando ela tivesse fome, o que tornou o animal amigo da vizinhança.
Apesar de tanto tempo de amizade, Ambo confessa que ainda sente um pouco de medo de chegar perto de um poderoso predador de 4 m, que poderia matá-lo com uma mordida. Mas acrescenta que está disposto a arriscar a vida para manter a relação dos dois.
fonte R7