A Serasa divulgou nesta terça-feira (27) uma pesquisa sobre os hábitos de contratação de crédito no Brasil durante a pandemia de Covid-19. Segundo o estudo, a instabilidade financeira fez com que 79% dos brasileiros buscassem alguma fonte de crédito durante a pandemia. Desse total, um terço buscou crédito seis vezes ou mais nesse período.
A pesquisa mostrou ainda que 62% declaram que recorreram ao cartão de crédito no período para, principalmente, comprar itens essenciais como higiene pessoal e alimentos. Outros 14% pediram empréstimo a amigos e familiares para pagar dívidas e 12% afirmaram que usaram o cheque especial.
A pesquisa revela que 37% dos entrevistados tiveram o crédito negado. Deste total, 40% receberam a resposta negativa, pois a renda foi considerada baixa, 35% por terem nome em listas de inadimplentes e 28% não tiveram um retorno.
Além disso, 59% dos entrevistados pela Serasa apontaram uma alta nos juros durante a pandemia, o que dificulta na hora do pedido do crédito.
Por outro lado, as classes sociais A e B tiveram uma maior facilidade para conseguir esse crédito durante a pandemia do novo coronavírus.
O levantamento foi feito com 2.068 entrevistados através de uma coleta online entre 22 de junho e 2 de julho deste ano.
*Com informações de Lucas Schroeder, da CNN Brasil